Caixa Surpresa dos Sentidos

A turma do 2º ano teve a oportunidade de aprender quantas coisas diferentes nosso corpo é capaz de fazer.

Podemos perceber o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores, ou seja, de várias maneiras. Desta forma foi proposta atividades, as quais as crianças puderam associar o que sentem com seus órgãos dos sentidos.

Esta vivência foi desenvolvida de forma lúdica, para ajudar a aprimorar o conhecimento sobre as sensações.

Para descobrirem a sensação ao toque das mãos foi disponibilizada uma caixa contendo alguns objetos com texturas, formas, espessuras e tamanhos diversos, a garotada explorou a curiosidade colocando a mãozinha dentro da caixa com o objetivo de tentar descobrir o que estavam apalpando.

Receberam uma folha avulsa para escreverem / ou desenharem seus palpites. Após todos participarem, a professora expôs aos alunos o que havia dentro da Caixa Surpresa dos Sentidos, assim todos puderam conferir se o palpite estava correto.

Como tato e olfato, muitas vezes, trabalham juntos foi desenvolvida também uma atividade voltada para o sentido do olfato, com essa proposta as crianças fizeram várias descobertas, percebendo que por meio dele sentimos cheiros agradáveis e desagradáveis.