Grupos Ativos nas Aulas de Matemática

Nas aulas de Matemática do nosso colégio, o ponto principal deste ano é o trabalho em grupo. A cada semana os alunos são dispostos em grupos diferentes, onde ficam responsáveis por uma determinada função essencial para o sucesso de cada atividade. Estas funções variam desde a leitura da atividade para o grupo até a apresentação do resultado encontrado.

20180315_103749_HDR

É importante que os alunos se vejam como recursos de aprendizagem uns para os outros e que a Matemática não precisa ser vista como uma disciplina com respostas únicas e fechadas. Saber ouvir e refletir sobre o que o outro pensa também desenvolve o raciocínio de todos.

Nos projetos de Matemática, as aulas são intercaladas entre aulas de xadrez e aulas de canto. As aulas de xadrez possuem ligação direta com o pensamento e raciocínio matemático, já que as peças possuem movimentos geométricos e a ideia da estratégia que o próprio jogo oferece, desenvolve a concentração e a busca por soluções.

As aulas de canto se justificam pelas várias formas em que a Música e a Matemática se interceptam, como por exemplo, na contagem de ritmo e no desenvolvimento de escalas musicais. Consta na história, que Pitágoras, famoso filósofo e matemático grego, foi o descobridor da relação entre as frações e as notas musicais. Além disto, as aulas de canto auxiliarão a interdisciplinaridade com as aulas de teatro que ocorrem no projeto de Arte, mostrando que cada vez mais a Matemática está por todas as partes, até mesmo nas menos imaginadas.

Lucas Souza

Professor de Matemática