Oitavo ano na África

Calma, ninguém fez nenhuma viagem atlântica rumo ao continente africano – pelo menos não fisicamente – nem saiu da escola sem autorização. O título desse post refere-se ao trabalho que o oitavo ano está desenvolvendo neste último bimestre, na disciplina de Geografia.

O tema de estudo é o Continente Velho, apelido da África, e para a “imersão” no assunto, uma série de atividades foram propostas… Os estudantes, transformados em “cartógrafos” durante as aulas, confeccionaram seus próprios mapas políticos da África em folha vegetal, transparente, utilizando as regras válidas na cartografia para a produção das representações. Essas produções serão muito úteis na avaliação bimestral, pois poderão ser consultadas pelo autor. O próximo passo dos jovens cartógrafos será a confecção do mapa de relevo e hidrografia africanos.

Além de cartógrafos, essa galera também se tornará africanista, intelectual especializado em África, nesse bimestre. Isso porque, além dos mapas, a turma foi organizada em trios e, cada grupo ficou responsável por um tema referente ao continente; na próxima semana os grupos trocarão experiências, apresentando suas pesquisas para a sala e elaborando relatórios… Mas eu paro por aqui, pois isso é assunto para um novo post!

Até breve!

Professora Isis