A Ciência está em tudo o que nos cerca: No ar que respiramos, nos batimentos cardíacos, nos prédios que construímos etc., por isso podemos aprender ciências em um parque, em um museu, em um jogo de futebol e em qualquer outro lugar, não se limitando apenas a escola. Pensando nisso separei três dicas que podem ajudar a gerar mais interesse pelas ciências.
1 Visite Museus e espaços culturais relacionados a Ciência.
Museus podem garantir muita diversão em família e muito aprendizado. Esses ambientes proporcionam atividades interativas e de experimentação que tem poder de gerar empolgação e despertam a criatividade e a curiosidade.
Minhas sugestões são:
– Museu catavento: Um museu totalmente dedicado a Ciência que é dividido em 4 ambientes: Universo (astronomia) , Vida (biologia) , Engenho(Física), Sociedade(Geografia/história). Vá preparado para participar de muitos experimentos.
– Museu do inseto: Um museu focado exclusivamente em insetos, principalmente em exemplares vivos. Aos medrosos, um aviso: tem baratas vivas (e pode pegá-las nas mãos).
2. Presenteie com livros e brinquedos científicos
Além de despertar o interesse pela ciência, livros e brinquedos podem despertar a curiosidade dos pequenos por diversos assuntos, dúvidas essas que podem ser o início de um novo aprendizado.
Minhas sugestões são:
– Livro: Dinossauros do Brasil Luisa Massarani
– Livro: Genética e DNA em quadrinhos – EDGARD BLUCHER
– Show de experimento: Ciência e Química- Brinquedo educativo
3. Visite Parques
Entrar em contato com a natureza é SEM DÚVIDAS uma das melhores formas de gerar interesse pela ciência. Correr, rolar na grama, pular na lama, se divertir. Tirar um tempo para um piquinique, observar os diferentes tipos de plantas, observar os animais, tudo isso faz com que as crianças se conectem com a natureza e essa conexão por sí só já vale muito.
Minha dica não é um lugar, mas o que fazer:
– Você pode ir em estações diferentes e junto com a criança anotar quais são as diferenças na vegetação, nos animais, no clima.
– Vocês podem fazer um diário com relatos de tudo o que viram, como se fosse um diário de uma expedição.
– Busque por um guia de espécies de plantas e animais da região e procure por esses seres vivos. Toda vez que encontrar algum marque no guia. Também vale pesquisar sobre os hábitos de cada ser vivo para saber onde e quando os encontrar. Tudo pode virar um grande e divertido estudo.
Espero que vocês se divirtam – Professor Leandro.