Orientação Educacional e Assembleias

Este ano inserimos as Assembleias no Ensino Fundamental I e tem sido uma experiência enriquecedora, tanto para mim, como orientadora, quanto para os alunos. Podemos observar as percepções deles sobre o que está a sua volta, no trato com os colegas, docentes e funcionários do colégio.

Com o 1º ano, tratamos sobre as diferenças físicas e de personalidade. Entendo que precisamos ser tolerantes quando vivemos em sociedade, respeitar a opinião e diferenças que encontramos, pois somos seres únicos.

Durante o semestre, foi levantada uma questão no 2º ano, que acredito ter sido bem pertinente falarmos: preconceito racial. Assistimos um vídeo
(https://www.youtube.com/watch?v=OVhdHA-bG0k) Menina bonita do laço de fita, o qual ilustra de maneira lúdica que todos somos especiais independente da cor. Depois do vídeo, fizemos uma roda de conversa onde as crianças colocaram seu ponto de vista e mostraram que entenderam que não podemos ter preconceito e o quanto sofre quem é submetido a ele.

No 3º ano, trabalhamos o respeito mútuo dentro e fora da sala de aula e eles escolheram diversos temas como: ” Porque não podemos mascar chicletes na escola?” ” Por que não podemos trazer brinquedos todos os dias?” E, com isso, uma roda de conversa em que de maneira simples eles colocam seu ponto de vista. E onde eu explico também quando não é permitido e o porquê.

Ass 3º ano

Agora vamos ao 4º ano. Eles realizaram uma dinâmica onde, separados em grupos deveriam, responder questões e depois falávamos sobre o que cada um pensava sobre o assunto. Uma das questões era sobre menina jogar futebol e menino brincar de casinha. Será que um homem não pode lavar roupa e uma mulher não pode consertar um carro? Surgiram várias falas onde cada um foi respeitado pela sua opinião e outros refletiram e entenderam que não tem nada a ver com sexualidade. A intenção desta dinâmica foi trabalhar a questão de brincadeiras entre a turma onde xingamentos eram usados dentro deste contexto.

Ass 4º ano

O 5º ano sempre trata a questão do celular. Eles estão ansiosos para trazer o celular para o colégio. Os alunos questionaram muito sobre o por quê não poderiam começar este ano, e expliquei que as crianças menores veriam e teríamos que abrir o direito a todas elas, que por serem ainda pequenas poderiam danificar o aparelhou ou perdê lo.

Ass 5º ano

Já do 6º ao 9º ano tratamos especificamente da depressão. Com a onda do jogo Baleia Azul, abordamos tudo com muito cuidado e carinho, muitos alunos sentiram se a vontade para falar em particular e como sempre faço, deixo minha sala à disposição deles para que possam me procurar para que nós, como escola, possamos ajudar da melhor maneira. Foram distribuídos folhetos para eles e em casos mais específicos conversamos com os pais.

Ass Fund II

Termino com um texto que ilustra a minha postura com relação aos alunos.
O Jovem e as estrelas-do-mar

Numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores, morava um escritor. Todas as manhãs ele ficava passeando pela praia, olhando as ondas. Assim ele se inspirava e, de tarde, ficava em casa escrevendo.

Um dia, caminhando pela areia, ele viu um vulto que parecia dançar. Chegou mais perto e viu que era um jovem, pegando na areia estrelas-do-mar, uma a uma, e jogando-as de volta ao oceano.

– E aí? – disse-lhe o jovem num sorriso, sem parar o que fazia.

– Por que você está fazendo isso? – perguntou o escritor, curioso.

– Não vê que maré baixou e o sol está brilhando forte? Se essas estrelas ficarem aqui na areia, vão secar no sol e morrer!

O escritor até que achou bonita a intenção do garoto, mas deu um sorriso cético e comentou:

– Só que existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo afora, meu caro. Centenas de milhares de estrelas-do-mar devem estar espalhadas por todas essas praias, trazidas pelas ondas. Você aqui, jogando umas poucas de volta ao oceano, que diferença faz?

O jovem olhou para o escritor, pegou mais uma estrela na areia, jogou na água do mar, voltou a olhar para ele e disse:

– Pra essa, eu fiz diferença.

No dia seguinte, de manhãzinha, o escritor foi para a praia. O jovem pegava as primeiras ondas do dia. Juntos, com o sol ainda manso, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.

Fonte: A MAGIA DA COMUNICAÇÃO, Dr. LAIR RIBEIRO, Editora Moderna, São Paulo, 1997., pag.19/21.

Estrela do mar

Um grande abraço,