Assembleias no Fundamental II (6º ao 9º)

Este ano nossas assembleias do Fundamenta II foram aplicadas quinzenalmente com cada turma e era divida em uma turma com 6º e 9º anos e a outra turma com 7º e 8º ano, para que os alunos pudessem aproveitar melhor e terem maior tempo para se expressarem e se comunicarem. Precisamos estar abertos a novas ideias e estimular nossos alunos a compartilharem seus medos, angustia e alegrias. E também a oportunidade da vivência entre o que se diz e o que se faz no cotidiano.

O nosso objetivo era colocar em prática questões do dia-a-dia dos alunos, com o intuito de que eles pudessem gerir conflitos e auxiliá-los a terem controle de suas ações. Entretanto, como educadores, colaboramos na construção do aluno como cidadão e ao perceber que para gerir os conflitos externos, era preciso que eles gerissem os conflitos internos, servindo de gatilho na construção do conhecimento próprio e da liberdade de expressão. Abordamos casos complexos como o suicídio, a depressão, a falta de autoconfiança e da dificuldade de valorização de si.

Por essa razão as assembleias de orientação educacional neste primeiro semestre, buscaram oferecer ferramentas valiosas para auxiliar os alunos a criarem suas estruturas mentais, emocionais, sociais e assim favorecer o amadurecimento pessoal de cada um. Discutir de forma saudável, podendo se expressar e ouvindo as opiniões dos outros, fizeram que eles refletissem, repensassem suas opiniões e mudassem de ideias em relação as suas atitudes.

Os alunos puderam escrever uma carta de desabafo, onde colocaram no papel seus maiores conflitos e dúvidas internas, com isso, conseguiram organizar as ideias, compreender as dificuldades e perceber a falta de autoconfiança e baixa autoestima. Percebi que muitos não recebiam elogios dos colegas e que tinham essa preocupação. Então foi realizada uma dinâmica do elogio, na qual, a folha com o nome do aluno passava por todos os colegas que deveriam colocar um elogio ao amigo. Ao final da dinâmica, todos leram os elogios em suas folhas e se sentiram melhores, mais felizes e isso foi nítido nas atividades.

Para que nossos alunos compreendessem que é possível superar as dificuldades e que a maior parte dos conflitos de autoconfiança e autoestima são internos, apresentamos dois vídeos disponíveis no Youtube. O primeiro sobre a trajetória de Michael Phelps (https://www.youtube.com/watch?v=lpr3vYyAV4Q) e o segundo sobre a história de vida de Oprah Winfrey (https://www.youtube.com/watch?v=bM7DMXGyoOE),.

Os vídeos fizeram com que eles repensassem a forma de ver e enfrentar as dificuldades e entenderam que tudo só é possível a partir do momento que se deseja de coração.

Os alunos finalizaram com a montagem de um mural cheio de frases motivacionais e desenhos que ajudaram a mudar o dia de alguém.

Ivy Machado – Orientadora Educacional

Vivian Henriques – Coordenadora Pedagógica