“A Culpa é das Estrelas”: Cinema, debate e arte nas aulas de Projeto de Linguagens e Filosofia

A utilização de filmes em sala de aula faz parte do cotidiano do Colégio Interativo. Buscamos sempre envolver nossos alunos em temas e recursos pertinentes e de interesse de todos para discutirmos os mais diversos temas nas nossas aulas. Um bem marcante, entre tantos que vimos neste ano, foi “A Culpa é das Estrelas”.

O filme, adaptação do livro de mesmo nome, conta a história de dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para jovens que sofrem com o câncer. Eles se apaixonam e vivem a plenitude do amor em meio ao sofrimento da doença e de conflitos da adolescência.

Baseado numa história real, a película pode ensinar muita coisa bacana e nos fazer pensar sobre questões fundamentais, como o otimismo diante dos obstáculos, a valorização de si mesmo, como também parar de nos culpar e culpar os outros. Em suma, fazer valer a vida! Nossas experiências de vida, boas ou ruins, fazem parte do que somos e, embora seja quase sempre muito difícil, olhar para o lado positivo dos problemas sempre é o melhor caminho.

Dessa forma, nas aulas de Projeto de Linguagens e Filosofia os nossos alunos assistiram ao filme completo e depois debatemos sobre as ideias principais presentes. Para finalizar, os alunos desenharam uma cena marcante ou algo que representasse a obra.

Prof.ª Angélica e Carina