A diversidade de práticas nas aulas de Educação Física

As aulas de Educação Física vêm passando por mudanças ao longo dos anos, com o intuito das crianças ampliarem os conhecimentos e vivências, sobre práticas menos utilizadas e divulgadas pela mídia. Considerada atualmente como uma forte influência nas práticas a serem desenvolvidas pela sociedade, além disso, a diversidade desperta a curiosidade, contribuindo para o desenvolvimento do senso critico e criatividade.

Durante uma sequência de aulas, a turma do oitavo ano experimentou a prática adaptada da esgrima, desporto pouco divulgado e praticado no entorno e comunidade escolar. Para essa vivência, a espada foi adaptada, confeccionada com papel. Em um primeiro momento, os alunos puderam explorar as espadas sem regras ou movimentos específicos do confronto; logo após, assistiram vídeos de atletas especializados na modalidade em confrontos oficiais e empenharam-se para desenvolver no segundo momento. Porém, o objetivo final não era realizar um confronto com as regras e movimentos oficiais, e sim, com que todos pudessem ter contato com uma nova prática e desenvolver de acordo com suas habilidades.

Desse modo, todos puderam participar sem restrições, desenvolveram novos métodos para o confronto e o principal, aprenderam se divertindo!

Abaixo segue algumas fotos dos nossos momentos com a esgrima.

Professora Natália.