“A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA”: ANÁLISE E DEBATE DA OBRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E FILOSOFIA

Neste trimestre, nas aulas de Língua Portuguesa, a turma do 6º ano leu a obra “A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília”, do autor italiano Dino Buzzati. O livro – único do autor destinado ao público infantojuvenil – é uma fábula e conta a história de Leôncio, rei dos ursos, que decide invadir a região da Sicília para resgatar seu filho Tônio, sequestrado por caçadores a mando do seu inimigo Grão-Duque de Ambrósio.

Durante duas semanas, a Professora Angélica, de Língua Portuguesa, orientou a leitura e conduziu discussões sobre a obra em questão em sala de aula, abordando os aspectos gerais do livro como o tipo de narrativa, as características de cada personagem, o enredo da narrativa e sua relação com as gravuras e as reflexões levantadas pelo autor.

“A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília”, com seus lindos desenhos feitos pelo próprio escritor, soa, à primeira vista, como um ingênuo livro destinado às crianças e adolescentes. Entretanto, a cada página, envolve-nos em grandes reflexões sobre temas que foram – e são – objetos de estudo da Filosofia como a conduta e vaidade humana diante do poder, o valor da amizade, a relação entre a humanidade e a natureza, o conceito de viver bem e do bem coletivo.

Logo, nas aulas de Filosofia e Língua Portuguesa, debatemos as inspirações do autor, analisamos as ilustrações (ricas em cores e detalhes), objetivos da obra e reflexões que nos apresenta. Para finalizar, todos os alunos tiveram que elaborar sua própria história em quadrinhos baseada em um dos capítulos do livro e apresentar para a turma.

 

Prof.ª Carina Martins

Filosofia