A importância de participar das Reuniões de Pais

reunião

Algumas pessoas acham que as reuniões de pais servem apenas para falar de problemas dos filhos e que é uma reunião enfadonha. Mas, na realidade, o intuito da escola é aproximar os pais da equipe escolar e assim, compreender melhor como é a rotina do seu filho na escola, os desafios que ele enfrenta e o que foi planejado para o aprendizado. Desta forma, os pais ficam cientes os de tudo o que acontece e o que acontecerá nos próximos meses.

O envolvimento da família na escola traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

A grande maioria dos pais trabalha o dia todo e seus filhos acabam passando mais tempo na escola do que em casa. E na reunião há a possibilidade da troca de experiência para ambos os lados (família e escola), para tirar dúvidas sobre os projetos que seu filho participa e seus objetivos, passeios e eventos que acontecerão.

E em que essa participação contribui?

Quando os pais vêm até a escola, as crianças se sentem valorizadas, ficam felizes em ver os pais participando da vida escolar deles, o que ajuda de maneira positiva na autoestima das crianças.

Outro ponto é entender como funcionam os combinados feitos entre seus filhos e a professora, a evolução do aprendizado para que, quando estiverem em casa, possam ajudar as crianças incentivando e orientando, pois já conhecem a proposta da escola.

Essa proximidade com a escola deixa a comunicação, tanto para os pais quanto para os professores, mais confortáveis para desfazer algum mal entendido. Por isso, a importância a de não guardar o problema para si e sim sempre que houver dúvida procurar a escola para esclarecer.

Hoje contamos com a tecnologia para essa troca de informações, mas o contato pessoal é essencial para estar sempre a par do desenvolvimento de seus filhos.

Vivian Henriques

Coordenadora Pedagógica