A importância do brincar na aprendizagem – Jogos de matemática

Muitas pesquisas comprovam que por meio dos jogos e brincadeiras, a criança constrói o seu universo, manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Observamos que incluir jogos nas aulas de matemática seria a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitas de nossas crianças que temem a matemática e sentem alguma dificuldade para aprender, possibilitando uma aprendizagem significativa e prazerosa.

As atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento e interação entre professor e aluno. Essas atividades estão presentes no dia a dia da nossa escola e principalmente nas aulas de projeto de matemática. Desta forma procuramos promover uma aprendizagem significativa, buscando alternativas para aumentar a motivação, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio, reflexão, alterando seu estado de ânimo e expressar seus sentimentos, emoções e intuições, sendo capaz de liberar sua criatividade.

Neste primeiro bimestre os alunos do 5° ano tiveram uma experiência maravilhosa no projeto de matemática. Foram formadas duas equipes e espalhamos no pomar diversas bexigas com situações problemas. Cada aluno deveria estourar uma bexiga, responder e colar no seu painel. Quando todos terminaram fizemos uma troca e as equipes tiveram a oportunidade de conhecer e responder as situações-problemas da equipe adversária. A equipe campeã ganharia um delicioso banho de mangueira para refrescar.

Depois da longa disputa, tivemos um empate e como as duas equipes foram campeãs tivemos uma divertida tarde no pomar com banho de mangueira e balões de água. Confira abaixo as fotos deste dia inesquecível.

Beijos,

Professora Letícia.