A Importância dos Jogos de Matemática

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação, participação da equipe na busca de aprimorar os seus conhecimentos na matemática. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo apropriado para que o aluno busque o resultado. Para isso o jogo precisa ser interessante e desafiador.

É o que buscamos em nossas aulas de projeto de matemática. A ideia principal é que o aluno participe de maneira positiva da atividade. Devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas.

Para trabalhar com a tabuada que hoje em dia é um grande desafio para os jovens, os alunos do 5º ano aprenderam esse mês a jogar “Eu tenho quem tem” esse jogo consiste em cartas com os resultados da tabuada e a criança precisa estar atenta para ser a mais rápida em ver que o resultado está em suas mãos. Uma das cartas está escrito EU TENHO 9 QUEM TEM 3X7. A criança precisa olhar as suas placas e falar EU TENHO 21 QUEM TEM 4X2. E desta forma brincando, as crianças conseguem memorizar a tão destemida tabuada.

Abaixo vocês verão algumas fotos desta atividade.