A importância dos Projetos de Linguagem para alfabetização e letramento.

Alfabetização e letramento são termos derivados de palavras que escutamos no início do processo de alfabetização. Letra e Alfabeto. Na prática e teoria pedagógica o letramento e alfabetização são indissociáveis; são palavras derivadas e familiares; até certo ponto. Segundo Magda Soares; “alfabetização é a ação de ensinar e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever” é o ensino das habilidades de codificação e decodificação. Enquanto que o termo letramento tem sido utilizado atualmente por alguns estudiosos para designar o processo de desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita nas práticas sociais e profissionais.

Segundo Emília Ferreiro o educador tem a oportunidade de utilizar-se de meios comuns e simples a fim de alfabetizar como, por exemplo: explorar a leitura e a escrita naturalmente, deixando o discente expressar o que conhece a respeito desse sistema gráfico. Como por exemplo, trabalhar com projetos de linguagem, para que desde pequenos compreendam o sistema de leitura e escrita e sua importância para o convívio social.

Partindo desse princípio nosso colégio acredita que trabalhar com projetos promove o aprendizado consistente e mútuo, pois ajuda as crianças a desenvolverem habilidades cognitivas ao longo do processo de aprendizagem propiciado pelos projetos, criando autonomia na escrita e interpretação. Os desafios durante o decorrer do projeto contribuem para formação de novas estratégias de raciocínio com as atividades individuais, em duplas ou grupos maiores, para elaboração de textos, estimulando a criatividade, despertando saberes e habilidades.

No 3° Ano trabalhamos no primeiro projeto de linguagem “Indicações literárias”, nesse projeto conhecemos um pouco como surgiram os contos, e escolhemos histórias do escritor Hans Christian Andersen para conhecermos e revisitarmos, já que elas fazem parte da nossa vida desde de que somos muito pequenos (Soldadinho de chumbo, Pequena sereia, As roupas novas do Imperador e muito mais).

O objetivo final será a escrita da “indicação literária” do conto escolhido pelas crianças, mas como sempre é no caminho durante o projeto que a mágica acontece. Durante esse período, conhecemos novas palavras, novas histórias, ajustamos nossa ortografia, aprimoramos nossa leitura, observamos os detalhes da história a fim de compreendê-la melhor, entendemos que a maioria dos contos acontecem de forma cronológica.

Com todos esses conhecimentos compreendemos que uma indicação literária é um gênero textual de suma importância para sociedade escrita, pois através dela que conquistamos e convencemos os leitores a se aventurar em uma nova leitura.

Observem um pouco do que estamos fazendo por aqui.

Professora Vânia do 3° Ano de 2022.