A MAGIA DA LEITURA E SEUS DESAFIOS DE REFLEXÃO- 9ºano

O contato com os livros consiste em proporcionar aos alunos condições para que eles se sintam estimulados a ler e a adquirir o hábito de leitura descobrindo um mundo novo de conhecimentos e de informações.

É evidente que o hábito de ler é determinante para a formação do ser humano na fase infantil e juvenil, para que seja um adulto feliz, crítico e reflexivo.

A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e ideias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, auxiliando no processo de transformação social.

Para melhor compreensão desse processo a turma do 9º ano/2022 está diariamente em contato com o livro “O Fio das Missangas” do escritor moçambicano Mia Couto.

O Livro contém vinte e nove contos curtos unidos como missangas em redor de um fio, tecido pelo talento de um grande fabricador de ilusões. Com histórias de desencontros, de incompreensões, de vidas incompletas e de sonhos não realizados, Mia Couto condensa as infinitas vidas que podem se abrigar em cada ser humano.

O objetivo principal desta dinâmica diária é demonstrar aos alunos a magia da leitura e as descobertas em que ela implica, abrindo-lhe as portas para um novo mundo cheio de conhecimento e possibilidades e para que eles adquiram as habilidades necessárias para trilhar seus próprios caminhos e serem donos de seus destinos.

A magia da leitura incide também no aprendizado em si quando o estudante constrói suas significações e associa o conhecimento com a sua vida e seus sentimentos.

(Professora Cosma Angélica Cavalcante – Português/Espanhol)