A Relação Entre os Lugares

Neste bimestre, nas aulas de Geografia, os alunos do 6º ano conheceram os conceitos básicos da Geografia, como espaço geográfico, região, paisagem e lugar.

Para a Geografia, lugar significa cada porção do espaço com que temos contato cotidianamente, seja de forma direta ou indireta, onde realizamos nossas atividades diárias. A fim dos alunos melhor se apropriarem deste conceito, realizamos em sala de aula esta atividade objetiva, cujo intuito era de resgatar, na própria realidade do aluno, elementos para demonstrar a influência de lugares distantes do seu cotidiano.

Cada aluno ficou encarregado de coletar em casa dez embalagens de produtos diversos: alimentos, higiene, caixas vazias de remédios, materiais escolares, entre outros. Na data marcada, os alunos trouxeram à sala as embalagens e, em dupla e trios, iniciaram um levantamento no qual deveriam identificar a procedência dos produtos e anotar, numa tabela disponível no livro, a unidade de federação em que foi produzido.

Após esse levantamento, criaram uma legenda de cores para o mapa disponível no material de apoio. Prontos os mapas, os alunos socializaram seus mapas e legendas e discutiram entre si a grande influência que recebem de outros estados do país e do mundo, por meio da análise de materiais que são utilizados diariamente em suas casas.

Profª Carina

[slideshow]