A turma do 2º Ano

Os Alunos do 2º ano trabalharam com vários tipos de textos instrucionais como: receitas culinárias, regras de jogos e até um texto que ensinava a fazer um avião de brinquedo, nossos pequenos foram até o pátio da escola e colocaram a mão na massa para preparar uma receita muito diferente.

Trouxemos para a sala a receita para ser fazer massinha de modelar. Conversamos sobre a estrutura do texto, notamos as diferenças e relevamos que, os ingredientes são escritos na vertical e modo de preparo pode ser como um texto.

O trabalho como texto instrucional, além de envolver os alunos possibilita um trabalho com as outras disciplinas, como Matemática, trabalhando com as medidas de capacidade, dezenas, preços. Podemos ainda fazer inferências em Ciências conversando sobre noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita.

Os alunos colocaram a mão na massa, usando na pratica o gênero trabalhado. Foi possível observar no rostinho de cada aluno a alegria e o envolvimento.

E no final todos levaram a massinha para se divertir com a família.

Profª Fernanda

[slideshow]