Análise e Releitura do livro “Sombra” nas aulas de Língua Portuguesa e Filosofia

Neste trimestre a turma do 7º ano conheceu a obra “Sombra”, da autora sul-coreana Suzy Lee, consagrada pela criação deste e dos livros-imagem “Espelho” e “Onda”. A obra conta, em lindos desenhos, a história de uma menina que se perde no tempo brincando com as sombras do seu sótão mal iluminado. Suas mãos se tornam um pássaro e os objetos lá aguardados, como uma botina velha, um aspirador de pó e algumas caixas se transformam em um lobo e um elefante.

O livro convida o leitor a imaginar cada cena e a ter uma certa paciência para analisar as imagens e não ter pressa em se chegar ao fim. Já que não tem palavras, prestar muita atenção à cada cena é obrigatório. Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos tiveram esse tempo para ler a obra e analisar, individualmente e em grupo, cada página dupla – do lado esquerdo, o mundo real; do direito, a imaginação. Após a discussão, todos juntos criaram uma narrativa para um teatro de sombra, cujo palco foi uma caixa de papelão customizada pelos próprios alunos.

Nas aulas de Filosofia, além da retomada da análise da obra, discutimos sobre os possíveis temas que a obra remete como o mundo das ideias e o mito da caverna (Platão) e os possíveis significados do claro e escuro, representados no livro. Por fim, convidamos as professoras e os alunos do Integral para assistirem ao nosso teatro de sombra. Foi uma alegria recebê-los! Gravamos a apresentação da turma e tiramos muitas fotos deste dia.

Confira as imagens da atividade.

Prof.ª. Carina Martins

Filosofia