A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. A ideia é chamar a atenção mundial para o desaparecimento das línguas faladas desses povos. Só no Brasil, pelo menos 190 idiomas estão em risco. Uma das maiores causas desse problema é a perda de territórios dos indígenas e a globalização.
Por esta razão, o tema da Mostra Cultural do nosso Colégio foi “Diversidade Indígena Brasileira”. Além de exaltar as diversas etnias, línguas e culturas nativas do nosso país, o evento foi uma grande reflexão sobre o futuro dos verdadeiros donos do Brasil.
A turma do 8º ano foi responsável por desenvolver uma apresentação sobre a “Arquitetura Indígena Brasileira”. Desde o primeiro trimestre os alunos se preparam através de pesquisas sobre as características das moradias indígenas mais comuns em nosso território, assim como os povos organizam-se em comunidade e, especialmente, a condição atual das habitações e territórios dos nativos no país.
Diversas atividades como debate e produções artísticas em casa e em sala de aula foram desenvolvidas. Agradecemos a todos pela presença!
Confira abaixo fotos de algumas das produções da turma.
Professoras Bárbara e Carina