Desde pequenas, as crianças expressam suas emoções e sentimentos também por meio da arte, como pintura, música, dança, peças teatrais, poesias, esculturas, entre outras formas de manifestações artísticas.
A proposta do ensino de arte no ensino fundamental é fazer com que as crianças possam compreender as diferentes formas dessas representações e experiências estéticas, fazendo com que elas se relacionam com os objetos artísticos por meio da apreciação (observar, sentir e refletir). Neste sentido nós propiciamos oportunidades para que as crianças se divirtam e aprendam.
Uma das atividades realizadas pelos alunos do 3º ano, foi baseada na obra “Túnel” (um tecido de 50 metros de extensão para as pessoas passarem por ele) da artista plástica Lygia Clark, que explora as sensações e percepções humanas com interação de objetos do cotidiano ou nas experiências relacionadas ao corpo. A proposta consiste na criação de diferentes posições corporais envolto à um tecido em forma de túnel com aproximadamente 7 metros de comprimento e estreito, passando apenas um de cada vez. As crianças foram organizadas em fila no início do túnel e teriam que chegar até o outro lado, elas ficaram muito ansiosas e ao saírem já começaram a relatar várias sensações, ao final da atividade fizemos uma roda de conversa, sobre o que sentiram quando estavam lá dentro, como se movimentaram e o que passou pela cabeça deles.
As respostas foram quase as mesmas, que queriam chegar logo ao fim do túnel, pois, quando estavam esperando a sua vez do lado de fora acharam que o tecido era muito curto, mas quando estavam do lado de dentro acharam muito comprido e parecia que nunca iriam conseguir chegar ao final. A maioria criou uma estratégia para conseguir passar rapidamente e chegar logo, foram rastejando, assim conseguiram controlar a respiração, não entraram em desespero e ainda quiseram ir de novo e todos se divertiram bastante.