Colocando a mão na massa!!!

“A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (ROSSINI,2003).

Os  alunos  do  2º  ano B  foram até o pátio da escola e colocaram a mão na massa para preparar uma receita muito diferente. Depois de apresentada a receita para se fazer uma massinha de modelar,  as crianças  conheceram  a  estrutura  do texto da receita notaram  a  diferenças e relataram  que, os ingredientes são  escritos na vertical e o modo de preparo pode ser como um texto.

Depois  de  preparar  a massinha  os  alunos brincaram bastante  e a levaram  para  casa, lançando a proposta de refazerem com os seus pais e/ou responsáveis, fortificando cada vez mais a relação escola/família, tão importante na vida escolar dos nossos alunos.

É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, as crianças aprendem de forma lúdica, divertida e prazerosa, podendo até fazer uma interação com as outras disciplinas como Matemática, trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, preços. Ou até mesmo a disciplina de Ciências: noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. Foi uma atividade muito gratificante, pois pude observar no rostinho de cada aluno a alegria e o entusiasmo de
fazer aquela atividade.

[slideshow]