De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais no que diz respeito a Arte:
“Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.  A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”
Nós, Equipe Pedagógica do Colégio Interativo, acreditamos em uma prática pedagógica ativa, onde os alunos possam desenvolver regularmente suas capacidades de se expressarem através de rodas de conversas, textos, atividades e, claro, com Arte!
O Projeto Compartilhando Arte, teve início com uma redação individual, cujo tema foi “O que é Arte?”. Os alunos puderam dissertar sobre as suas impressões e ideias do que a Arte significava pra eles.
Em seguida, as redações foram trocadas, uma sala leu e comentou sobre as redações dos colegas. Além de avolumar ainda mais a visão de cada um sobre o tema, isso também ajudou a desenvolver o respeito com opiniões opostas.
Para encerrar esse projeto tivemos o prazer de receber em nossa escola três artistas que conversaram com os alunos sobre suas experiências com a Arte. Além de responderem perguntas sobre “Como é ser artista no Brasil”.
Idealizadora do Projeto:Victoria Di Paula- Professora, produtora e atriz.
Artistas convidados: Yago Micall – Ator, diretor, bailarino e cantor.
Yago Goya – Produtor, pintor e estilista.
Thayanni Almeida – Dançarina e professora.
Não podemos mensurar a valia de trabalharmos Arte com as nossas crianças!
Abraços,
Natalia Almeida