Construção de Maquetes no Estudo dos Tipos de Agricultura

O uso de maquetes na sala de aula possibilita, de forma integrada e lúdica, a junção da teoria e da prática. Nas aulas de Geografia, por meio de representações como a maquete, o aluno pode desenvolver habilidades fundamentais da disciplina como visualizar, constatar, descrever e interpretar os aspectos físicos e humanos das paisagens geográficas.

Neste trimestre, após o estudo do espaço rural da Europa, Ásia e Oceania, os alunos do 9º ano se reuniram em grupos e listaram as principais características de cada tipo de agricultura pela qual ficaram responsáveis em produzir uma maquete: itinerante, plantation, moderna e de jardinagem.

Nas aulas seguintes, cada equipe construiu uma pequena maquete sobre um tipo de agricultura utilizando massinha de modelar, papelão, papel e outros materiais. A finalização desta atividade foi a apresentação das produções para a turma. Confira o resultado nas imagens a seguir:

Profª. Carina Martins Nascimento