“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire
Os alunos do 6º ano, nesta semana, puderam observar com a construção de um vulcão como ele expele a sua lava. Isso acontece porque, no interior dos vulcões, o magma e os gases vão se acumulando por muito tempo, e a pressão vai aumentando, até ocorrer à erupção. Comentaram que por sua lava ser muito quente, devido ao fato de que o núcleo da Terra é super aquecido, ele é grande destruidor de tudo que está a sua volta quando está ativo.Porém aprenderam também que apesar da destruição o ambiente afetado proporciona o aparecimento de novos organismos, sejam eles plantas animais e etc. Ficaram admirados de saber que aqui no Brasil, tem vulcão inativo em Minas Gerais na cidade de Poços de Caldas, identificando que devido a isso possui um relevo muito montanhoso e há parques de águas térmicas.
A confecção do vulcão ficou de inteira responsabilidade dos alunos, proporcionando a eles um melhor entendimento do que foi estudado na sala de aula.
Todos se divertiram e aprenderam!
Até a próxima!
Beijos,
Professora de Ciências
Eliane Oliveira.