Contos de Hans Christian Andersen : Indicações Literárias

Os alunos do 3º ano foram convidados a conhecer Hans Christian Andersen, consagrado autor de contos. Foi uma pesquisa muito construtiva, os alunos se encantaram ao conhecer contos emocionantes que falam de assuntos que fazem parte da vida real. Ao decorrer do projeto realizamos diversas atividades para que para que os alunos pudessem compreender e conhecer as palavras usadas pelo autor, trabalhamos em duplas o que foi muito interessante para o amadurecimento dos alunos, os levando a negociar e decidir juntos o que seria escrito. A proposta foi conhecer os contos, escolher os preferidos e escrever uma indicação literária.

A produção de indicações literárias, nesse momento da escolaridade, supõe um novo olhar sobre os livros, sobre as histórias: não se trata somente de uma leitura para apreciação, é preciso buscar no texto aspectos que despertem o interesse de outros leitores. Isso favorece, gradativamente, um olhar avaliativo sobre as obras.

As indicações literárias, um tipo de resenha, são textos de caráter apelativo compostos por uma argumentação destinada a convencer os leitores da qualidade da obra. Não se trata de uma opinião crítica e pessoal sobre o livro- o que resultaria em uma resenha literária-, mas de um pequeno conjunto de informações e dicas que possam instigar e estimular sua leitura. As indicações são utilizadas socialmente para se elegerem títulos. È um texto curto que extrai da obra alguns referenciais a fim de apresentá-la enfaticamente. Ainda que o resultado seja com textos curtos, foi um trabalho intenso e produtivo, como professora estou orgulhosa pelos avanços realizados pelos alunos: postura de estudante, seriedade ao realizar as tarefas e compromisso em criar um texto fiel ao gênero trabalhado.  Vamos conferir as indicações literárias e as fotos da exposição desse projeto!!!

Profª Regiane

As roupas novas do imperador

Há muito tempo atrás existiu um imperador que gostava de mudar de roupa para sempre ficar na moda, quando conheceu dois estrangeiros novos na cidade que disseram ser costureiros, eles prometeram fazer uma roupa espetacular para o imperador a cidade inteira ficou sabendo, aí começa uma grande aventura emocionante que somente fazendo a leitura você vai descobrir. O autor caprichou nas ilustrações deixando todos nós comovidos.

Indicado por: Caio e Luis Felipe

O guardador de porcos

Em um reino distante aconteceu uma história divertida, doida e emocionante, no palácio de um imperador. Os personagens dessa incrível história são, o homem, a filha do imperador, o imperador e as damas de companhia.

Esse livro é comovente, engraçado e bonito. O autor dessa história nos deixa curioso e talvez comovido. As ilustrações são bem bonitas. Um homem necessitando de trabalho e apaixonado por uma princesa, faz de tudo para se aproximar dela.

Contei demais né? O resto você descobre lendo essa linda história!

Indicado por: Manoela e Alannah

A menina dos fósforos

Uma menina muito pobre que ganhava dinheiro vendendo fósforos para ajudar seu pai, pois mora numa casa muito pequena e simples é uma história legal e triste que deixa a gente comovido os personagens são o pai a vó e a menina com ilustrações bonitas.

Indicado por: Rachel e Louise

O patinho feio

Em um campo distante havia uma pata que tinha ovos e um era bem estranho, um dia nasceu os patos e aquele ovo estranho foi o último pato a nascer, esse pato era feio e todos os outros patos ficavam criticando ele.

Essa história é triste que deixa a gente comovido e as ilustrações são bonitas.

Indicado por: Brendha e Henrique

O soldadinho de chumbo

Certa vez um menino ganha uma caixa com soldadinhos de chumbo de presente e dentro desta caixa apenas um é especial, o soldadinho diferente cai da janela e vive uma grande aventura no seu barquinho de papel. Os personagens são: os soldadinhos, o menino e uma bailarina, o livro é aventureiro, com ilustrações delicadas.

Essa história é interessante onde o autor deixa a gente comovido e onde o cenário é o quarto do menino.

Indicado por:Amanda e Laryssa

O isqueiro mágico

Um cavaleiro após ter lutado estava indo para seu reino e encontrou uma bruxa que o convenceu que mudasse seu trajeto para pegar um isqueiro.

Começa uma grande aventura com personagens estranhos e interessantes, onde o autor deixa a gente comovido e curioso com ilustrações bonitas e delicadas.

Uma história maluca e divertida de se ler.

Indicado por: Murilo e Natham

A Princesa e a ervilha

Uma princesa desesperada fugindo da chuva encontra um palácio lindo e maravilhoso onde acontece uma história com princesa, rainha e príncipe. A princesa passa por um teste muito interessante e misterioso que a deixa toda dolorida. O autor deixa a gente comovido com situações amorosas, ilustradas de maneiras delicadas e divertidas.

Vale a pena ler essa história, pois é encantadora.

Indicado por: Fernanda e Giulia.