Criando para conhecer

O estudo das questões sociais, econômicas e ambientais sempre foi, a meu ver, como o aluno e professor, mais acessível de ser estudado na disciplina de Geografia do que as questões predominantemente políticas e culturais. Explico quando tratamos de problemas relativos á sociedade, aos sistemas econômicos e ao relacionamento dos humanos com o ambiente natural, estamos tratando de problemas reais, portanto próximos, mas que no estudo da Geografia exigirão uma abstração, incluindo o seu aprendizado, para a compreensão. Abstrair é como o fundamento do conhecimento e posterior reflexão, pensar sobre si mesmo, a respeito de tais temas e assuntos.

O estudo político e cultural de locais específicos apresenta-se, muitas vezes, já abstrato, dado a distância dos lugares e culturas trabalhados da realidade dos estudantes.

Com o objetivo de diminuir tal distância é que propusemos o estudo dos países da América, Anglo-saxônica e Latina, apartir da produção de mapas e de cartazes e representações a respeito das regiões e seus respectivos países.

As atividades foram realizadas em duplas ou trios para que os alunos pudessem discutir e trocar opiniões, priorizamos que o registro ,nessa atividade fosse feito individual.

Podemos observar, pela animação, disposição e resultados dos trabalhos da turma do 8° ano, que tal lacuna foi amplamente resolvida. Esperamos agora que cada um possa um dia conhecer pessoalmente cada um dos locais, desenhados e imaginados e estudadosem sala. Nossacrença e realização educacional passam absolutamente pela possibilidade de ampliação cultural por toda a vida dos nossos estudantes.

Boa viagem rumo ás Américas e ao mundo !!!

Prof. Renato.

8° ano