Cultura Pedagógica

A cada ano recebemos alunos novos em várias etapas de ensino. Alguns levam um tempo para perceber o que os outros talvez achem o “normal”, natural, por já estarem conosco há algum tempo. Uma escola que tem a cultura de ouvir o seu aluno, de querer saber o que ele já sabe, pra daí mobilizar seu trabalho pedagógico, pode num primeiro momento causar estranheza. Mas se você parar pra pensar, uma criança, por menor que seja, vai adquirindo vivências, que a leva a colecionar informações, que por sua vez, pode torna-se conhecimento adquirido. Todas essas vivências são valorizadas em nossa escola. Além da troca com seus pares (outros colegas da escola), que acontece a todo momento.

Então, respeitar a criança, o jovem, com sua carga de informações ou conhecimento é de grande valia e faz com que esse aluno se sinta integrado no contexto escolar. Dispor as mesas e cadeiras de formas variadas, a depender do que o professor tem em mente é algo muito tranquilo e fará com que o aluno troque muitas informações com seus colegas.

A liberdade de poder conversar em alguns momentos com esses colegas, e até mesmo com professores e equipe gestora (o que talvez, era impensável numa escola anterior), mostra que o aluno tem mesmo voz aqui na escola. Essa liberdade, muitas vezes não é entendida ou demore um pouco para o novo aluno se adaptar, mas depois que ele entende que assim é o normal aqui, ele se integra e passa seus dias mais tranquilo em relação a todo processo de aprendizado.

Que tenhamos mais um bom ano!

Sheila Mendes

Vice Diretora