Debate sobre a ideologia nazista nas aulas de História e Língua Portuguesa

Neste trimestre, os alunos do 9º ano vêm estudando sobre o surgimento dos governos autoritários no chamado período entreguerras (1918-1939). Nesta época, governos como o de Benito Mussolini e o de Adolf Hitler ganharam força em seus países de origem e em toda a Europa.

O nazismo, ideologia implementada por Adolf Hitler na Alemanha, foi amplamente debatido nas aulas de História. Os alunos analisaram trechos da obra “Minha Luta” – livro escrito pelo próprio Hitler para defender a teoria de pureza racial na qual os alemães seriam considerados superiores. Os judeus são apresentados no livro como povos inferiores e que, portanto, deveriam ser eliminados.

Para complementarmos a discussão sobre o tema, nossos alunos leram duas obras que abordam a perseguição nazista aos judeus: “O Diário de Anne Frank” e a história em quadrinhos “Maus”. O primeiro livro é o próprio diário de uma menina judia chamada Anne Frank que teve que se esconder com sua família por dois anos num anexo secreto dentro de uma casa, em Amsterdã, na tentativa de fugir da ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Já “Maus” é o relato de sobrevivência do pai de ArtSpiegelman ao Holocausto. A obra é considerada um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Ambas as leituras são imperdíveis!

Todos os alunos elaboraram questões sobre as obras e, em sala, debatemos os aspectos literários e históricos dos dois livros. Confira a seguir algumas imagens do dia do debate.

Prof.ª Carina Martins