Descubra o meu segredo!!!

Pegando como gancho a premissa de que tudo o que é segredo, sigiloso, confidencial, faz despertar a curiosidade do ser humano, meus alunos do 7° ano não ficaram para trás; iniciei o 1° tópico da apostila com esse intuito, e obtive bons resultados e a diversão foi garantida.

Abordei as generalizações e sequências numéricas de maneira despretensiosa, mas foi só falar em mensagens codificadas e criação de códigos secretos, a discussão “pegou fogo”.

Estudamos três tipos de Criptografia “Transformar textos escritos em mensagens codificadas substituídas cada letra ou palavra por cifras que impossibilitam pessoas não conhecedoras dos códigos a terem conhecimento do texto”, e foi muito divertido.

Propôs o trabalho de confecção de uma mensagem:

Ofereci as regras para esta atividade, que seria construída em uma tira de papel, no sentido do comprimento de uma caneta e enrolada na mesma, com duas letras em cada largura da fita, a mensagem codificada seria decodificada ao enrolá-la em outra caneta no sentido contrário. Esta mensagem seria entregue a um colega para que o mesmo a decifrasse.

Com um jeitinho muuuuito especial, obtive as informações das mensagens de cada aluno e para a surpresa de todos eles, não seriam mais eles quem escolheriam o amigo para a entrega das mensagens, a escolha da mensagem seria de olhos vendados.

Começa a brincadeira, eu seguro a caixa, passeio pela sala e escolho o primeiro participante, vendo seus olhos, ele coloca a mão na caixa, e sem que perceba, eu coloco a mensagem endereçada a outro em sua mão.

Foi muito divertido, ao lerem as mensagens do “tipo”, você é muito especial, gosto muito de você, não tente me enganar, tomaram outro sentido, pois seriam destinadas para outra pessoa

Com a sala alvoroçada pelas risadas e assovios, tive que esperar a adrenalina abaixar para propor uma reflexão sobre os hackers e os crackers.

Quando contei a ele, que manipulei as informações de suas mensagens descobri o sentido veemente da palavra crackers, e mais uma vez, demos boas risadas.

E lá se foi o 1° tópico da apostila, com descontração e motivadas pelos segredos das mensagens a galera aprendeu e se divertiu.

Valeu pessoal, até a próxima !!!

Professor:Ednilson