Uma das expectativas, no trabalho de escrita e leitura no ensino fundamental I, é a compreensão de diversos tipos de texto e a competência em produzi-los com coerência.
Uma das atividades prevista é o trabalho com textos informativos de valor social. Estes demandam uma análise e organização de informações, escolha de termos e consideração pelo leitor da produção em questão.
Desta forma, após trabalharmos todos os aspectos deste tipo de texto, produzimos um folheto de circulação popular: o cardápio.
A experiência foi bastante rica na medida em que demandou pesquisa deste material, ponderação de sua função e reflexão sobre sua construção.
O grupo ficou muito entusiasmado em serem autores de um produto de uso social e, que, faz parte de seu convívio conectando-se com a função prática da escrita e da necessidade de empenho e planejamento.
As produções mostraram-se extremamente criativas. Demandaram trabalho em equipe e ponderação das opiniões diversas. Considerando os elementos imprescindíveis para o sucesso da produção.
De certo o grupo utilizou todos os conhecimentos trabalhados como valoração monetária, proporção de valores, adjetivação positiva de elementos e agrupamento de dados. Transcendendo a esfera conceitual e mobilizando os conceitos construídos para apropriarem-se conscientemente da competência em escrever não somente para si, mas para o mundo.
Prof ª.Karen Fernandes