Esportes Adaptados na Escola

Durante algumas de nossas aulas, os alunos do nono ano, puderam descobrir e vivenciar algumas variações de esportes adaptados, que, até então, eran apenas vistos em torneios e campeonatos transmitidos pela televisão.

Estima-se que 10% da população mundial (cerca de 650 milhões de pessoas) tenha alguma deficiência, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se da “maior minoria do mundo”.

O esporte carrega vários benefícios para a vida de uma pessoa com deficiência em vários aspectos; desde a condição cardiológica à coordenação motora e equilíbrio, além de proporcionar a oportunidade de socialização com pessoas portadoras e não portadoras de deficiências, tem a função de tornar o indivíduo mais independente para a realização de suas atividades diárias, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.

Sendo assim, porque não sentir um pouco como eles praticam e quais “dificuldades” enfrentam para realizar atividades que para muitas pessoas são vistas como fáceis e banais? Após a prática, em uma roda de conversa refletimos e vimos o quanto é mais complexo e requer mais habilidades, realizar os esportes adaptados.

Foram aulas bem diferentes, o trabalho em equipe foi fundamental para a prática dos dois esportes vivenciados, futsal para cegos e voleibol sentado/adaptado.

Abaixo estão algumas fotos de nossas aulas.

Profª Natália.