Formando Formas Geométricas.

No período da manhã as turmas  G3,G4,G5 e integral vivenciaram com o corpo as formas geométricas.

Essa atividade foi realizada ainda com a professora Rebeca. Inicialmente foi conversado com a turma sobre as formas: QUADRADO, TRIÂNGULO, CÍRCULO E RETÂNGULO. A turminha demonstrou ter um prévio conhecimento, para exemplificar cada forma, eles deitaram-se no chão e, num trabalho em equipe, formaram aos poucos cada uma das formas geométricas, depois com base na explicação deles a professora desenhou num cartaz.

Nos dias seguintes os alunos observaram pela escola os objetos e diziam que forma viam, como a mesa (QUADRADA), a lousa (RETÂNGULO), o hipopótamo do parque (CÍRCULO), o teto da casinha (TRIÂNGULO), e outros. Trabalhamos em sequência com trilhas e figuras formadas a partir das formas como o carrinho, bonecas e casinhas.

Deixamos a turminha contemplar e manipular os materiais  concretos para desenvolver o pensamento abstrato que proporcione ações de classificação ordenação e comparação de objetos. A matemática é uma das formas de conhecer e se relacionar com o mundo e consigo mesmo.

Acrescentamos que, a manipulação de objetos é necessária para a construção de conhecimentos geométricos, porém, não é suficiente. O conhecimento é produto da ação sobre os objetos num processo contínuo de construções. Esta ação, impulsionada por uma necessidade tende “a incorporar as coisas e pessoas à atividade própria do sujeito, isto é,‘assinalar’ o mundo exterior às estruturas já construídas, e, a reajustar estas últimas em função das transformações ocorridas, ou seja, ‘acomodá-las’ aos objetos externos” (PIAGET, 1987,p.15).

A turminha gostou das atividades e do trabalho em equipe, apreciem as imagens das formas formadas por eles.

Professora: Carla

Turma manhã – G3,G4, G5