A roda de história é um dos momentos que os pequenos têm a oportunidade de viver grandes aventuras por meio de sua imaginação. A roda proporciona às crianças um desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Este momento tão divertido e encantado é muito aguardado no final de cada dia. A curiosidade de descobrir que livro será lido, qual o autor(a) e editora e o que afinal essa história vai contar. Aqueles rostinhos expressam o que acontece a cada página virada, há gargalhadas quando alguma palavra diferente ou engraçada é lida. Quando é de dar medo ouço “aí, que medo”. Também tem a preocupação do que irá acontecer com aquele personagem e ouço: “ai … porque ela quer comer eles?”. E aquele alívio de ter dado tudo certo no final, junto a um lindo sorriso de alegria. É claro, não pode faltar no momento em que termina a leitura e todos dizem: “eu quero ler, eu quero ler”, todos ficam ansiosos e empolgados para ver o livro. As crianças tem a oportunidade de poder folhear, e como de costume, quem está com o livro senta em roda, ou na mesinha, e em volta ficam os amigos acompanhando o colega ler ou contar, para que ao final possa pedir emprestado.
Pesquisa realizadas no mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a leitura desde cedo, principalmente se for acompanhado e incentivado pelos pais ou responsável, tem grandes benefícios em diversos sentidos, a crianças aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.
Para isso as crianças do G3, tiveram uma grande surpresa neste 2º trimestre, “a roda de biblioteca”, assim que foi apresentado e informado à eles o que seria essa nova roda, puderam levar o livro escolhido por eles, para casa.
Outra surpresa foi o “Diário Roda de Biblioteca”, onde os pais fazem o registro do momento, ou dos momentos (o que é mais comum) que foi lido o livro. Este diário é lido a cada troca de livros, o mais interessante é ver a alegria e o entusiasmo da criança ao ser lido o diário que conta a sua aventura com o livro.
Nesta roda, muitos livros são de contos de repetição, que são divertidas histórias, onde geralmente há uma frase ou situação na história que se repete por todo o livro (muito apreciado nesta idade), desta forma as crianças conseguem acompanhar a história. Vocês podem notar isso no vídeo onde é lida a história “Cabritos, Cabritões”, a preferida do G3.
Como diria o G3 … “COLORIM COLORADO, ESTE LIVRO ESTÁ ACABADO”.
http://www.youtube.com/watch?v=lQLh783lQxE
UM GRANDE ABRAÇO,
EDUCADORA TAMIRIS