Indicação Literária G1 G2 manhã

Exploramos com mais ênfase durante este primeiro semestre a Linguagem, mais especificamente nessa idade a oralidade dos pequenos. Podemos notar que as crianças estão se desenvolvendo bem nesse aspecto, mas para não fechar o acervo das crianças em poucas palavras ou em simples palavras do cotidiano pensamos em ações que possam promover momentos de interação por meio da oralidade e de ampliar o vocabulário.

O Projeto de Indicação Literária vem com tais objetivos, os de ampliar o vocabulário e de explorar a capacidade de memorização dos pequenos. Em nossas rodas de projeto conhecemos alguns livros, conhecendo os autores, ilustradores, explorando as imagens e criando ou antecipando as histórias antes mesmo de ler. Depois dessas explorações realizamos algumas atividades que serão vistas em nossa próxima Mostra. O objetivo dessas atividades é que pudessem caracterizar o livro que iríamos ler. Depois dessa proposta voltamos às rodas com esses materiais e já podemos observar as crianças se manifestando dizendo o nome de algum autor, os títulos dos livros lidos e suas preferências.

Na sequencia, os pequenos tiveram um primeiro desafio, depois de terem ouvido as histórias chegou a vez deles contarem para “alguém”, neste primeiro momento este “alguém” será um brinquedo trazido de casa, uma pelúcia, boneco, boneca, enfim, algo que sirva de “espectador” para a criança. As crianças escolheram suas histórias preferidas e contaram aos seus brinquedos. Para dar continuidade à esse momento de se sentirem leitores enviamos para casa o livro que cada um escolheu na roda do projeto e dessa vez nossos príncipes e princesas contaram a história para as famílias. O retorno foi muito positivo, alunos simularam a roda igual a que fazemos na escola, outros contarem a história em partes ou inteira, foram específicos em imagens e temas.

Esperamos que apreciassem as imagens selecionadas e que as mesmas possam mostrar os momentos de prazer que as crianças tiveram em interagir com esse mundo literário.

Beijos e queijos dos pequenos e professora G1 e G2, Carla

[slideshow]