O aluno protagonista nas novas metodologias.

Com as experiências dos anos anteriores, durante a pandemia, com o ambiente virtual de aprendizagem, reforçou-se a importância da tecnologia e do aluno protagonista no dia a dia escolar. Assim, estimulando cada vez mais que os alunos agreguem ativamente nas aulas com pesquisas, debates, exposição de ideias e criando outras novas oportunidades de aprendizagem, buscamos incluir novos formatos de aulas. Pensando em incentivar a participação de cada aluno e possibilitar diferentes olhares para os conteúdos se fez necessário ampliar e enfatizar o uso das metodologias ativas

O principal objetivo dessas metodologias é colocar os alunos como principal responsável pela sua aprendizagem com reflexões críticas, proporcionando inovações nas práticas pedagógicas, fazendo do professor um facilitador/mediador do conhecimento, que deixa de ser a única fonte de informações, buscando despertar a curiosidade do aluno e extraindo o potencial do mesmo.

A partir dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos, oferece-se novas ferramentas para novos questionamentos, levantamentos de hipóteses e validação das informações já existentes. As metodologias mais utilizadas por nós são:

A sala de aula invertida

O que normalmente os alunos realizariam na sala de aula é realizado em casa, o aluno tem o compromisso de fazer a leitura de conteúdos e assistir vídeos explicativos, e o que seria executado em casa, passa a ser feito na escola, como a discussão do conteúdo e realização de atividades. Também compete aos alunos a apresentação de alguns conteúdos do qual já possuem conhecimento.

Durante uma aula de história do 5° ano, os alunos tiveram a proposta de assistirem dois vídeos em casa e realizarem mapas mentais com os conteúdos vistos em aula e nos vídeos. Em aula, eles criaram um grande mapa mental coletivo na lousa explicando uns aos outros o que haviam entendido e deixando seu registro conforme imagens abaixo.

Rotação por estação

Os alunos possuem cerca de três ou quatro atividades em sala, essas tarefas podem ter abordagens diferentes ou complementares. Os alunos passam por todas as atividades (estações) obtendo diferentes tipos de instruções e práticas. O ser humano é dinâmico e as crianças funcionam melhor quando podem experimentar diferentes formas de obter a informação, conhecendo suas opções de aprendizagem.

Em uma aula de ciências, os alunos do 5° ano foram divididos em grupos e colocados em situações diferentes de aprendizagem sobre o corpo humano. A proposta trouxe a turma uma experiência a partir dos conhecimentos prévios sem a leitura antecipada da apostila, para que pudessem debater seus conhecimentos, levantar hipóteses e poderem pesquisar sobre aquilo que não conheciam. Em cada estação (proposta de atividade) os alunos tiveram contato com materiais diferentes, em uma havia um boneco com o sistema esquelético e alguns órgãos dentro do corpo, em outra, os alunos observaram um livro com as partes e sistemas separados, em outra, assistiram um vídeo explicando sobre o processo digestivo e em outra atividade, os alunos nomearam os órgãos dispostos no corpo humano.

Essas propostas de aula trazem uma nova dinâmica, colocando o aluno no centro de seu aprendizado, proporcionando maior autonomia em busca de novos conhecimentos.