“O Auto da Compadecida”: Releitura em Cordel e Xilogravura para a Mostra Cultural

Com o tema “Das Páginas dos Livros Às Telas do Cinema”, a Mostra Cultural de 2018 contemplou nossos alunos do 8º ano com um dos maiores clássicos da literatura, teatro e cinema do Brasil: “O Auto da Compadecida”.

A obra de Ariano Suassuna conta as histórias do esperto João Grilo e de seu melhor amigo, o atrapalhado Chicó.  A dupla ludibria a todos com suas armações para ganhar uns trocados para sobreviver: os membros da Igreja, os ricos da cidade, o cangaço e até o diabo! O livro é baseado na tradição popular nordestina, nas crenças e superstições do povo alegre e criativo da região. Com muita irreverência, a obra retrata temas ácidos como a miséria humana, a indiferença ao outro e o racismo.

Desde o mês de junho a turma vem produzindo variados trabalhos sobre o livro. Em agosto, todos escreveram um cordel baseado em um personagem da obra e finalizamos esta etapa confeccionando uma linda capa em estilo xilogravura em sala de aula, sob supervisão dos professores Carina Martins e Leandro Foeger.

O cordel é um tipo de literatura popular tradicional do Nordeste. É escrito de forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravura, gravuras feitas em relevo, geralmente em madeira.

O 8º ano usou bandeja de isopor como carimbo para as gravuras, que representaram o personagem narrado no cordel. Foi uma atividade muito divertida e ficou tudo muito bonito!

Confira abaixo as imagens do dia de produção das xilogravuras dos cordéis e alguns vídeos com trechos dos poemas de alguns alunos.

Será um prazer te receber na nossa sala no dia 29 de setembro. Não deixe de nos visitar!

 

Profs. Carina Martins e Leandro Foeger