O bairro sob o olhar do 3º ano

Neste bimestre estamos entendendo melhor o que é um bairro.

Isto é uma tarefa complexa visto que nos bairros, pequenas divisões da cidade, não “vemos” os limites estabelecidos por linhas como nos mapas. É uma estrutura complexa, e mais ainda, pensando na cidade de São Paulo que possui bairros com uma diversidade imensa de características.

Por isso, iniciamos o bimestre fazendo uma dinâmica para compreender como funciona um bairro. Os alunos foram convidados a organizar um mini bairro em que as meninas eram pedestres, os meninos os veículos e a mobília da sala os prédios. O espaço para circular era muito estreito e em dois minutos os alunos já haviam desistido da brincadeira, pois estava muito difícil se comunicar.

Então, estabelecemos algumas regras: o local deveria ser mais espaçoso, deveriam existir regras para circulação de carros e pessoas, uns deveriam respeitar a vez do outro. Com isso, a brincadeira fluiu bem melhor. Essa vivência foi resgatada em muitos momentos que os alunos se viam em conflito com o conteúdo estudado.

Para ampliar ainda mais essa visão, saímos da sala para verificar se os conceitos estudados na apostila se encaixavam no bairro da escola e fizemos muitas descobertas que enriqueceram nossos saberes!

Em sala, fizemos alguns registros individuais e em grupo que poderão servir de consulta ao longo do ano para outros estudos.

Um abraço,

Profª Rebeca