O caminho da descoberta

Neste semestre a turma do 1º ano desenvolveu um interessante trabalho de pesquisa em uma sequencia de experiências para descobrir os diversos tipos de misturas homogêneas e heterogêneas.

Para isso os pequenos foram levados a analisar cada componente separadamente com a lupa e registrar o que aconteceria antes e depois de misturar cada um deles.

O trabalho incentivou a oralidade e aprimorou o conhecimento da turma, levando-os  a desenvolver procedimentos de investigação cientifica e a levantar e  testar hipóteses, aperfeiçoando as diferentes formas de registro a partir das instruções dadas.

Além disso foram feitos vários questionamentos, que levaram os pequenos a refletir sobre cada passo das experiências realizadas, fazendo com que os resultados e o processo de aprendizado se tornasse ainda mais claro para eles.

O grande desafio foi a fase final do projeto, no qual foi proposto que os alunos criassem eles mesmo sua própria experiência com os materiais a eles oferecidos. O objetivo deste ultimo momento, foi levar os alunos a testar os conhecimentos adquiridos durante todo o processo e juntamente com os colegas criarem suas próprias hipóteses e discuti-las, a fim de explorar o fazer cientifico, através da curiosidade investigativa.

Foram momentos de muito aprendizado e agitação, e de forma curiosa e criativa eles mostraram os conhecimentos adquiridos, sendo eles, os próprios cientistas.

Confira as fotos e vídeos destes maravilhosos momentos.

Um grande abraço,

Prof Kelly