O estudo do corpo humano

O corpo humano sempre despertou o interesse do homem e, como não poderia ser diferente, é um assunto cada vez mais estudado na ciência.

Apesar de muito estudado pela ciência, no ambiente escolar este é um tema previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, tornando-se, portanto, um assunto comumente abordado pelas mais diversas disciplinas e sob as mais diferentes perspectivas, sempre considerando o corpo como um suporte para a identidade dos indivíduos e, portanto, tornando-se um tema central. Como diz uma frase que é muito utilizada nas redes sociais: “ Meu comprovante de residência é o meu corpo! ” (Alexia Garcia). O corpo não é visto apenas como um organismo, mas sim como uma expressão do indivíduo.

Visto sob a perspectiva das ciências biológicas, o corpo é a estrutura física, individualizada do ser humano capaz de executar diversas ações. Constituído por diversas partes entender seu funcionamento é fundamental para que o indivíduo se reconheça no ambiente e saiba como cuidar melhor de si.

Através de experiências, realidade virtual, desenhos, documentários, relatórios e outros recursos didáticos o  8° ano tem estudado no decorrer deste ano letivo, o corpo humano desde o desempenho dos diversos tipos de células (musculares, nervosas e etc.), o reconhecimento dos diferentes tecidos (tecido epitelial, tecido adiposo e etc.), o funcionamento dos órgãos (estômago, intestinos e etc.) e a performance dos diferentes sistemas (Respiratório, Cardiovascular e etc.) que juntos trabalham para formar o organismo.

Com conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano os alunos conseguem compreender a importância dos cuidados que devem ter com sua saúde, conseguem melhorar a higiene evitando agravos a saúde, aprendem a identificar e respeitar seus limites e a respeitar os outros indivíduos.

Confira abaixo algumas imagens capturadas durante algumas das aulas sobre o corpo humano:

Abraços,

Professor Leandro