O INTERATIVO É NOSSO!

Diferentes tecnologias e linguagens fazem parte do cotidiano dos nossos alunos. Muitas vezes, o uso, por parte deles, das mídias digitais restringem-se ao acesso de redes sociais, jogos e sites de busca. Considerando as inúmeras possibilidades que os recursos da Internet proporcionam ao processo de aprendizagem, entendemos que é necessário incluir no dia-a-dia escolar dos nossos alunos os benefícios das mídias digitais.

Neste bimestre, nas aulas de História e Geografia, colocamos no ar o primeiro blog do Colégio feito pelos nossos alunos, o Nosso Interativo! Nele, nossos alunos postam, sob minha mediação, textos dos assuntos estudados em sala e atividades elaboradas no ambiente escolar.

O objetivo deste projeto é a construção e manutenção de um blog feito pelos alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Interativo, cujas postagens terão relação direta com os conteúdos estudados e debatidos em sala nas disciplinas de História e Geografia, com apoio das demais áreas do conhecimento. Dessa forma, os alunos exercitam, de maneira constante, a prática da pesquisa, leitura e escrita, além da responsabilidade de manter o blog sempre atualizado.

Entendemos que o trabalho em grupo entre nossos alunos deve ser reforçado e incentivado. Além do aspecto da aprendizagem, já citado, a socialização é outro ponto relevante deste projeto pois as relações entre os alunos serão estreitadas através da elaboração das postagens e, como resultado final desta etapa, o diálogo de todos os alunos.

O nosso 6º ano está trabalhando em grupo e, ao longo deste ano letivo, ainda irá publicar muitos textos e vídeos no nosso blog. Lá, você já encontra dois textos que abordam os temas discutidos nas aulas de Geografia: a importância das coordenadas geográficas e aquecimento global (causas, consequências e combate).

Para conferir os textos desta e das demais turmas, acesse: www.nossointerativo.blogspot.com.br e deixe seu comentário! Aguardamos a sua  visita! 😉

Profº Carina Martins

História &Geografia