Oficina de Convívio

A escola é um universo social diferente do familiar, favorecendo, assim, novas interações, ampliando desta maneira os conhecimentos a respeito de si e dos outros.

Em uma oficina de convívio, preparamos atividades diferenciadas e juntamos as turmas do Baby e 1° ano do Fundamental I.

Convidamos essas turmas a escolherem uma entre três atividades, sem saberem qual professora iria orientá-los.

Essa é uma das formas para que as crianças aprendam a fazer suas escolhas, desenvolvendo autonomia e convívio social com amigos diferentes do que estão no dia a dia em sala de aula. Além disso, essa proposta estimula a criança a entender regras de convivência em grupos diversificados.

Realizamos as seguintes oficinas: massinha com farinha de trigo, personagens com rolinhos de papel e horticultura.

Nas oficinas de massinha e personagens, os alunos se divertiram bastante e de uma forma prática exploraram diversos tipos de materiais que desenvolvem a coordenação motora fina, estimulam os sentidos de tato, olfato e visão, e também o fazer artístico, em que aprendem a respeitar a sua produção e a dos demais colegas.

Na prática de horticultura, as crianças expandem a vivência e o contato com o ambiente natural, proporcionando também a descoberta de técnicas de plantio, manejo do solo e responsabilidade de cuidar do que foi plantado.

Professora Renata