Poesia e Fotografia nas aulas sobre a Segunda Guerra Mundial

A relação entre a poesia, a fotografia e a guerra foi discutida durante algumas aulas de História e Língua Portuguesa neste trimestre. Ao analisar poemas da época da Segunda Guerra Mundial – período entre os anos de 1939 a 1945 – os alunos do 9º ano buscaram captar o sentimento do poeta e a vivência daqueles que presenciaram um dos conflitos mais sangrentos da história do século XX.

Em grupos, os alunos leram alguns poemas: “Guerra” e ‘Homens Gloriosos” de Cecília Meireles, “Terra Adubada”, de António Gedeão” e “A Guerra”, de David Mourão-Ferreira. Em equipe, analisaram cada verso e buscaram relacionar ao conteúdo estudado sobre Segunda Guerra Mundial, bem como buscaram entender a experiência pessoal de quem viveu a guerra no campo de batalha ou sofreu as consequências arrasadoras de um conflito de tamanha proporção. Após esta atividade, os alunos confrontaram suas impressões dos poemas com imagens do conflito. Para finalizar, escreveram um pequeno texto. Leia alguns trechos:

“O poema ‘Guerra” faz referência à terceira fase da Segunda Guerra, onde ocorreram grandes avanços na tecnologia de guerra e alto número de mortes por conta dos ataques e bombardeios. Os corpos eram despejados como tábuas sem uso, por isso os rios e oceanos possuíam coloração avermelhada.” (Eloísa Freitas, Gabriela Camargo e Maiara Vollete)

“Sobre a primeira fase da Segunda Guerra, o poema “Homens Gloriosos” aborda o sofrimento dos que lutaram no conflito. Ilustra os momentos de batalha no trecho: ‘pois era um clamor de espadas bravias,/ de espadas enlouquecidas e sem/ relâmpagos… / pegajosas de lodo e sangue denso”. Nas imagens que a professora nos passou, há uma semelhante ao verso do poema em que alemães jogam soldados mortos numa trincheira cheia de lama.” (Amanda Vianna, Geovana Gambaré e Giovanna Dias).

Cada equipe socializou sua produção escrita em sala. Confira a seguir algumas imagens das atividades.

Professoras Angélica e Carina

Língua Portuguesa e História