Por que beber água, se sucos de caixinha e refrigerantes também matam a sede?!

Foi com esse questionamento que o 2º semestre para os alunos do 5º ano começou com muito trabalho, principalmente trabalho em equipe. Todos, sem exceção, se empenharam junto com a professora a solucionar essa dúvida.   Materiais foram expostos em sala de aula como: garrafas pet, filtros de papel, terra, água e vasilhas para a realização de um experimento que consistia em demonstrar como os nossos rins funcionavam.
Esse experimento fez com que os alunos atentamente acompanhassem passo a passo o movimento da água que passava pelos filtros, tornando-se cada vez mais limpa. Os filtros representavam os rins, a mistura de água e terra representavam o sangue com resíduos, a água filtrada representava o sangue filtrado, já o que ficava retida no filtro representava os resíduos eliminados do corpo com a urina.
Esta atividade foi muito relevante para o aprendizado de todos os alunos, uma vez que entenderam de forma lúdica a real necessidade de nos hidratarmos de forma correta, ou seja, bebendo água e não substituindo-a por refrigerantes que fazem nossos rins trabalharem muito mais devido a corantes e açucares, colocando nossa saúde em risco.
Confiram nas fotos a montagem e o desenvolvimento do nosso experimento.
Parabéns meus alunos por realizarem esta atividade com tanto empenho.
Beijos!
Professora Adsa.