Neste quarto bimestre, os alunos do 8º ano estão estudando o Primeiro Reinado no Brasil – período marcado pelo governo de D. Pedro I, príncipe regente que governou o nosso país entre os anos de 1822 e 1831.
Após D. Pedro I declarar a Independência do Brasil muitos desafios o esperavam, dentre eles a necessidade da criação de uma Constituição Brasileira, outorgada em 1824 e a oposição ferrenha dos grupos políticos que ansiavam por mudanças políticas após o rompimento aparente entre Portugal e Brasil, influenciados pelo liberalismo, principalmente.
Dessa forma, durante nossas aulas, os alunos vêm discutindo e se aprofundando neste período importante da História do Brasil e, ao mesmo tempo, relacionando aos acontecimentos do presente, em especial questionando se o nosso país é de fato soberano, independente econômica e politicamente em relação às potências do passado e as atuais.
Vem sido debatido, de maneira frequente, as semelhanças e diferenças entre esses dois tempos históricos, aparentemente tão distantes entre si (não só no tempo, mas também nas diferenças da estrutura da sociedade e das relações sociais, cultura, nos aspectos da política e da economia), porém que, através do estudo dos textos em sala e de outras fontes, podemos encontrar muitos pontos em comum entre os dois períodos.
Foi muito citado entre os alunos o autoritarismo de D. Pedro I sendo frequente em alguns governos estaduais do nosso país nos dias de hoje, bem como o favorecimento político e econômico aos aliados do governo em detrimento da maioria da população e a insatisfação dos grupos populares em várias regiões do Brasil devido ao aumento dos impostos e do custo de vida. Também foram questionados os desafios e caminhos para a consolidação da democracia brasileira.