Produção de Vidrofone

Os alunos e alunas do sétimo ano viajaram até a Idade Média durante algumas aulas de arte no primeiro trimestre deste ano, a proposta era que percebessem o Período Medieval como um momento de grande efervescência cultural, e assim pudessem fazer a ponte com os tempos atuais e reconhecer as influências da Idade Média nas produções artísticas de algumas figuras contemporâneas, como Ariano Suassuna, por exemplo.

No decorrer de nossos estudos sobre a música na Idade Média, os alunos e alunas ficaram intrigados quando descobriram que as notas musicais usadas hoje em dia surgiram no período Medieval, e por isso decidimos que um aprofundamento seria interessante.

Algumas igrejas medievais abrigavam em seu interior um instrumento musical denominado órgão, composto por tubos de ar, após escutarmos algumas músicas com acompanhamento de órgão, começamos a produção de nosso instrumento, o vidrofone.

Utilizamos algumas garrafas de vidro, água, um funil e um copo medidor, como cada garrafa recebeu um volume distinto de líquido, cada uma delas soou como uma nota musical diferente, nesta etapa é válido utilizar um afinador eletrônico para atingir assim as notas ideais.

Na última etapa da aula, os alunos e alunas experimentaram improvisos musicais individualmente e em grupos, trabalharam a capacidade de expressão e entraram em contato com os conceitos de melodia e harmonia, para então um momento muito valioso e divertido de compartilhamento de descobertas.