Projeto de linguagem 5o ano – Mil e uma noites.

No 2º semestre as alunas do 5º ano – turma 2023 realizaram a escrita de um texto de autoria, ainda que com um roteiro a ser seguido. O desafia foi eleger um enredo, uma trama; tiveram que selecionar personagens, pensando e descrevendo ambientes, construindo assim uma narrativa que contemplasse estes e outros elementos dos contos que conheceram. Trama onde muitas vezes realizam o papel de heroínas, gênios e tapetes voadores aparecem tornando ainda mais mágica toda a história.
A escrita do novo conto foi realizada em uma dupla e um trio. Ao longo do trabalho as alunas participaram de atividades intermediárias em momentos coletivos e individuais, possibilitando assim trocas e reflexões sobre aspectos da elaboração do texto bem como sobre as questões ortográficas.
Nesse projeto as situações de revisão de textos aumentaram sua importância, pois esperamos que as alunas tenham tido maiores possibilidades para identificar problemas, por exemplo de pontuação e ortografia. Assim, a revisão foi feita pela própria dupla/trio.
As Mil e uma noites é o título de uma das mais famosas obras da Literatura árabe, reunindo uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI.