Os processos emocionais acontecem o tempo todo dentro de nós. Uma emoção é o produto de uma informação (estímulo) percebida pelos sentidos e representada mentalmente.
No decorrer das aulas de OPEE as crianças têm dado bastante importância aos seus sentimentos, a empatia, o autoconhecimento e o reconhecimento das próprias emoções e de como lidar com elas são parte do cotidiano da escola.
Através de nossas rodas, as crianças são convidadas a expressarem o que estão sentindo iniciando a aula e no término também. Com a leitura do livro O monstro das cores – de Anna Lenas, eles fizeram um desenho com as emoções todas bagunçadas, e assim conseguimos juntos separar por cores as emoções e assimilar cada sentimento. No emociometro que confeccionamos eles identificam e aprendem a expressarem ALEGRIA, TRISTEZA, CALMA, MEDO, RAIVA e AMOR.
A apostila vem sugerindo dicas de livros, como o Emocionário – um dicionário das emoções, a leitura desse livro também foi estimulante para as crianças como mais uma forma de interpretar e identificar outros sentimentos. Tivemos atividades de autoconhecimento, paramos para contemplar registros dos sentimentos, quando estavam felizes, tristes, com raiva e até com medo. Em casa com a ajuda de um adulto fizeram uma lista de angústias, e em sala pudemos abordar esse tema e as crianças vivenciaram a experiência de dissolver essa emoção, assoprando todas as angústias e coisas que os deixavam tristes. Algumas crianças choraram, colocaram para fora tudo o que causava incomodo, medo e coisas que já o deixaram chateados. Em seguida fizeram uma grande tempestade com tinta desse sentimento e depois descontaram toda raiva perfurando o papel. Tivemos vários relatos de que estavam se sentindo melhores e mais leves, alguns precisaram de um pouco mais de consolo, mas foi uma dinâmica bem acolhida e cheia de reflexões.
Assistimos o filme Divertidamente – uma animação que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. As crianças puderam expressar o sentimento que mais gostariam de ter e levar pra sempre juntinho deles, mesmo sabendo que precisamos lidar com todos. Está sendo maravilhoso mediar essa metodologia e aprender junto com eles.
Esse trabalho não para por aqui, temos muitas emoções a trabalhar, ajude-nos nessa missão.
Professora, Fabiana.