Projeto Parlendas

O trabalho com Projetos tem como objetivo aproximar os alunos das práticas de leitura e de escrita, respeitando as individualidades de cada nível de alfabetização da turma. A escolha do tema consiste em algo já conhecido pelos alunos, tornando o aprender mais prazeroso e significativo.

As parlendas são pequenos versos ou cantigas muito conhecidos na infância e proporcionam o aprendizado a partir do que a criança conhece e tem segurança para falar e assim, mais facilidade e segurança para ler e escrever.

Iniciamos nosso projeto com uma roda de conversa que rendeu muitas parlendas. A mais conhecida em comum, foi a da:

BATATINHA

“Batatinha quando nasce,

Esparrama pelo chão.

Menininha quando dorme,

Põe a mão no coração.”

A partir desta parlenda desenvolvemos diversas atividades. A primeira delas foi encontrar em um grupo de palavras recortadas, as que faziam parte da parlenda. Parece uma atividade simples, mas como as palavras eram parecidas gerava dúvida, proporcionando uma discussão muito produtiva. Aos alunos que estão em um nível mais avançado de leitura, foram propostos outros desafios como separar as palavras por rima e troca de palavras nos versos.

Assim cada aluno foi atendido de acordo com sua necessidade individual, mas sempre buscando um trabalho coletivo.

Foi um sucesso!

Comentem o blog.