QUEM CONHECE UMA ORQUESTRA?

Há um ano o Colégio Interativo tem em suas atividades extras a aula de música. O trabalho vem sendo desenvolvido com muitas brincadeiras e jogos musicais onde os alunos aprendem os elementos da música, do som e as características dos instrumentos musicais de forma lúdica e divertida. As cantigas de roda e brincadeiras dos “tempos dos avós” também fazem parte dessa diversão e a cada aula vemos a evolução e curiosidade dos alunos com o mundo musical. Neste semestre realizou-se uma atividade diferente com todos eles. Neste bimestre, participei de um curso na Sala São Paulo e uma das atividades foi levar os alunos para assistirem à um Concerto Didático para conhecerem a orquestra.

A preparação para esse grande evento foi muito divertida! Muitos alunos, quando foi perguntado se conheciam uma orquestra, disseram que não. Outros falaram que já tinham visto em algum programa de televisão e bem poucos disseram que já tinham assistido no teatro. Eles quiseram saber de cada detalhe! Como era o teatro, se a orquestra era grande, se podiam tirar foto, se os pais também poderiam ir. Fui explicando tudo para eles. Desde as boas maneiras que teríamos nesse ambiente até a história dessa importante sala de concerto conhecida mundialmente. Eles ficaram muito interessados.

Como parte da preparação apresentei os instrumentos que veriam no dia do evento. As reações foram diversas. O tamanho, o som que cada um produz, a maneira como cada um é tocado, tudo trazia um interesse muito maior em participar da ida à Sala São Paulo.

Finalmente chegou o dia do evento e fiquei feliz com a quantidade de alunos que participaram. Todos estavam ansiosos para entrarem no teatro e perguntavam a todo o momento que hora começaria. Quando entramos, a reação não poderia ser outra! Ficaram maravilhados com a estrutura do ambiente, com o teto que se mexe, com o palco e finalmente o que eles mais esperavam, a orquestra entrou e tudo o que eles tinham visto em aula estava ali bem pertinho deles!

Todos participaram e se comportaram muito bem. Voltaram perguntando quando iremos outra vez e quem não foi me pergunta quando terá novamente porque querem participar também.

As atividades na escola e o evento foram de grande proveito. Com certeza, agora, quem perguntar para eles: “Quem conhece uma orquestra?” todos levantarão a mão!

Profª de música Claudia Kageyama

[slideshow]