No meio ambiente, os animais, as plantas e os fatores abióticos (não vivos) como a água, os gases (oxigênio, ozônio, etc.) e os sais, relacionam-se entre si. A estas relações chamamos de Relações Ecológicas.
Estudá-las é como juntar peças de um grande quebra-cabeça, afim de compreender o complexo meio ambiente. Durante este processo é possível entendermos as relações que os organismos têm entre si e com os fatores abióticos, é possível notarmos também os ciclos (da água, de gases; como oxigênio e carbônico e da energia) e principalmente é possível percebermos que somos parte deste meio ambiente.
As Relações Ecológicas foram abordadas através de textos, explicações, exemplos e até mesmo experiências, porém para ajudar a juntar as peças deste grande quebra-cabeça os recursos audiovisuais desempenharam um papel fundamental.
Os recursos audiovisuais são veículos de comunicação que usam imagem e som e vêm ganhando destaque em pesquisas no intuito de serem usados para o ensino de Ciências, pois são capazes de facilitar o processo de ensino e aprendizagem e também podem ser usados para que os educandos tenham uma visão mais interdisciplinar das situações, desta maneira desenvolvendo pessoas autônomas para questionarem e tomarem decisões levando em conta diversos fatores de diversas áreas.
Além de prender a atenção, apresentar situações complexas e descrever funcionamentos, o recurso audiovisual torna possível levar o aluno a conhecer ambientes diferenciados, despertar a imaginação e o interesse pelo tema abordado e gerar nele sensações, motivações e demonstrações, para que o mesmo seja sensibilizado.
Professor Leandro