Representações do Espaço Geográfico: O Uso do Google Maps nas Aulas de Geografia

Vivemos numa era tecnológica na qual as ferramentas digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Em pouco tempo, a internet tornou-se o canal de comunicação mais utilizado e eficaz sendo, muitas vezes, a primeira e única de fonte de pesquisa de quem tem acesso a ela.

O Colégio Interativo já desenvolve o trabalho de uso das diferentes mídias e ferramentas digitais pelos seus alunos.  O uso dos recursos Google, por exemplo, aplicados aos ensinos das diferentes disciplinas possibilitam resultados satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem.

Nas aulas de Geografia, ao estudarmos o espaço geográfico (a interação entre o homem e a natureza), os alunos do 6º ano exploraram o site Google Maps dentro e fora da sala de aula (www.googlemaps.com.br) – confira imagens da aula abaixo. Para quem não conhece, o Maps é um mapa virtual e interativo dos mais variados lugares do mundo. Em sala, os alunos buscaram lugares conhecidos por eles neste site, como o caminho de casa até a escola e as redondezas do nosso colégio, aplicando também o recurso Street View – visualização das imagens de 360º do endereço buscado ao nível do solo, do chão.  A cada busca e interação com o mapa, os conceitos estudados foram retomados tornando mais claro e interessante para os alunos a principal definição da disciplina de Geografia: o espaço geográfico.

Em casa, os nossos estudantes continuaram a explorar os recursos do Maps. Ao longo deste bimestre o contato com esta ferramenta e outras mais como o Google Earth (imagens de satélites da Terra) contribuirão para o desenvolvimento dos estudos nos mais variados temas como cartografia, hidrografia geografia urbana e geomorfologia.

Profª Carina Martins